Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    EBJUT DEBATE SISTEMA DE AUTOMAÇÃO DE BIBLIOTECAS

    A manhã desta terça-feira (30/10) - segundo dia do Encontro de Bibliotecários e Documentalistas da Justiça do Trabalho - organizado pelo TRT/RJ - foi dedicada a apresentação das novas funcionalidades do Siabi – Sistema de Automação de Bibliotecas, Arquivos, Museus e Memoriais. Os presentes puderam ainda tirar dúvidas e sugerir melhorias no sistema – adotado há mais de 10 anos pela Justiça do Trabalho.

    “O evento no Rio está sendo uma ótima oportunidade de ouvir os bibliotecários e documentalistas dos Tribunais e, assim, efetuar melhorias no sistema. Há dois anos não havia esse encontro”, disse o palestrante Wellington Rodrigues da Silva, diretor de Desenvolvimento da WJ Informática, empresa responsável pelo Siabi.

    O palestrante Wellington Rodrigues da Silva trouxe as novidades do Siabi e elucidou questões dos presentes envolvendo o uso do sistema

    Na palestra, Wellington destacou algumas sugestões dos TRTs já acolhidas pela empresa. O TRT da 5ª Região (Bahia), por exemplo, contribuiu para uma visualização mais organizada do cadastro de legislação. “Acredito que a gente tem muito o que evoluir trabalhando em parceria”, observou Wellington.

    Dentre as novidades para 2013, Wellington ressaltou uma nova funcionalidade que permite acesso às bases de dados dos outros Regionais: é o Siabi Talk . “Será um canal dinâmico de troca de experiências e de informações entre os bibliotecários por meio de um chat ”, disse ele. O Siabi Mobile também será uma inovação. “Os usuários da biblioteca poderão renovar os empréstimos remotamente, de qualquer lugar, através de dispositivos móveis, como smartphones”.

    MAS, QUAL DEVE SER A MELHOR MANEIRA DE USAR O SIABI?

    A programação da tarde foi dedicada ao tema "Vamos pensar o melhor uso do Siabi – o que já está na internet; fontes de informações digitais versus o que já deveria estar: informações históricas".

    O palestrante Joel Gallinati Heim, servidor da Coordenadoria de Biblioteca do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (São Paulo), começou a exposição citando frases do escritor e filósofo Umberto Eco, como “a internet é um mundo selvagem e perigoso” e “a imensa quantidade de coisas que circula é pior que a falta de informação”. Os exemplosforam motivados pelo fato de que, hoje, há uma necessidade enorme de se ter acesso à informação com conteúdo, o que faz com que as bibliotecas digitais e físicas dos Tribunais se adaptem para atender a esta demanda.

    O servidor TRT/SP, Joel Gallinati Heim, apontou a melhor maneira para usar o sistema

    Sendo assim, na opinião do especialista, é essencial que as bibliotecas dos Regionais, principalmente as virtuais, falem a linguagem do público em geral. “Os TRTs têm que ter bibliotecas preparadas para receber magistrados, servidores, advogados e a sociedade em geral. Têm que dispor de publicações que vão desde temas específicos, como acórdãos, jurisprudências e doutrinas, quanto artigos e revistas dos Tribunais, inclusive digitalizando as físicas”, ressaltou Joel Heim.

    O servidor da 2ª Região chamou a atenção da importância de se fazer a indexação das publicações , promovendo a análise de documentos a fim de traduzir os conteúdos em termos, palavras-chave ou assuntos. A ideia é que essa prática permita ao leitor a identificação fácil e rápida do que procura. Lembrou, também, da importância do Campo Marc ( Machine Readable Cataloging ) para o intercâmbio de dados, pois o mesmo é usado no Siabi e em vários outros sistemas de automação de bibliotecas. O uso deste campo permite a padronização dos dados, a comunicação entre bibliotecas, a troca de sistema e, ainda, a migração de dados de um sistema para outro.

    SOBRE O ENCONTRO

    Bibliotecários e documentalistas da Justiça do Trabalho, representantes dos 24 Regionais, além do Tribunal Superior do Trabalho e de Bibliotecas Jurídicas do Rio estão participando da 12ª edição do Encontro de Bibliotecários e Documentalistas da Justiça do Trabalho (EBJUT), no Prédio-Sede do TRT/RJ.

    O XII EBJUT tem como objetivo principal aperfeiçoar os serviços e produtos oferecidos pelas bibliotecas aos seus usuários, contribuindo para a aquisição do conhecimento e favorecendo a pequisa e a recuperação da informação de maneira rápida e eficaz. Objetiva-se também discutir formas de aprimoramento do Siab. O evento vai até o dia 31 de outubro.

    • Publicações2962
    • Seguidores631320
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações90
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ebjut-debate-sistema-de-automacao-de-bibliotecas/100157424

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)