Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    SEDIC BUSCA CONCILIAÇÃO EM DISSÍDIOS COLETIVOS

    A Seção Especializada em Dissídios Coletivos (Sedic) do TRT/RJ, presidida pelo desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva, realizou, na tarde desta quarta-feira (15/8), duas mediações em audiências de conciliação envolvendo trabalhadores do Porto do Rio de Janeiro e da Construção Civil da Baixada Fluminense.

    Na primeira audiência realizada na Sedic, em 9/7, o Dissídio Coletivo de Greve ajuizado pela Companhia Docas do Rio de Janeiro em face do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Portuários dos Portos do Estado do Rio de Janeiro - STSPPERJ - não pôde ser resolvido, tendo em vista que as reivindicações da categoria (criação de um plano de cargos e salários, solução do inquérito que tramita no Ministério Público do Trabalho sobre o fim da tercerização da guarda portuária e o pagamento de uma dívida do Governo Federal com o Instituto de Seguridade dos Portos) não poderiam ser atendidas através de acordo entre as partes. Sendo assim, o processo foi suspenso por 30 dias.

    Na sessão de ontem, as questões sobre a tercerização da guarda portuária e o pagamento da dívida com o Instituto de Seguridade dos Portos foram excluídas. Quanto à implementação do plano de cargos e salários, o procurador do Ministério Público do Trabalho, Fábio Goulart Villela, sugeriu a implementação imediata do mesmo. A CDRJ aceitou a proposta, enquanto o sindicato prometeu que realizará assembléia para deliberar sobre o assunto.

    O procurador do trabalho, Fábio Goulart Villela, propõe implementação imeditada do plano de cargos e salários

    No segundo processo, envolvendo o Sindicato das Indústrias da Construção Civil (inclusive Engenharia Consultiva e Montagem Industrial) da Baixada Fluminense e da região da Costa Verde Fluminense e o sindicato da categoria dos trabalhadores, o motivo da discordância era uma diferença de um por cento. O sindicato patronal queria conceder um reajuste de 10% e o dos empregados queria receber 11%.

    O desembargador Fernando Zorzenon tenta o acordo entre as partes

    Coube ao desembargador Fernando Antonio Zorzenon da Silva propor um meio-termo. Ou seja, um reajuste de 10,5%. Tal proposta levou o sindicato patronal a concordar, propondo, também, o aumento de 10% com relação à participação nos lucros e resultados (PLR) e na cesta básica. A proposta também foi aceita pelo sindicato dos trabalhadores.

    SOBRE A SEDIC

    A Seção Especializada em Dissídios Coletivos é constituída por 12 desembargadores, de acordo com o Regimento Interno do TRT/RJ. A ela compete julgar, entre outros assuntos, os dissídios coletivos de natureza econômica e jurídica e homologar as transações incidentais dos dissídios coletivos.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

    (21) 2380-6512/6815

    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631313
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações138
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/sedic-busca-conciliacao-em-dissidios-coletivos/100032023

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)