Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    CRIAÇÃO DO 13º SALÁRIO COMPLETA 50 ANOS

    Se fim de ano é sinônimo de dinheiro extra no bolso, os créditos precisam ser dados a uma lei que chegou aos 50 anos no último dia 13 de julho, data na qual o presidente João Goulart assinava a criação do 13º salário , em 1962. No artigo primeiro, a lei prevê: “No mês de dezembro de cada ano, a todo empregado será paga, pelo empregador, uma gratificação salarial, independentemente da remuneração a que fizer jus”.

    Também chamado de gratificação de Natal, o 13º é uma das conquistas históricas dos brasileiros no campo trabalhista, comparável ao salário mínimo, às férias remuneradas e ao FGTS. Até então, o bônus natalino era um presente que algumas empresas davam, por iniciativa própria, aos funcionários. Muitas vezes, o valor era inferior ao do salário mensal. O autor do projeto de lei do 13º obrigatório foi o deputado federal Aarão Steinbruch, um advogado que antes de ingressar na política havia sido consultor de sindicatos.

    NO INÍCIO, PREVISÕES PESSIMISTAS

    Avanços trabalhistas, porém, não se alcançam pacificamente. No início dos anos 1950, uma proposta parecida havia chegado à Câmara mas foi logo derrubada. Semanas antes da aprovação do texto de Steinbruch, em abril de 1962, o jornal O Globo publicou uma reportagem em que patrões e economistas previam que o 13º sobrecarregaria as empresas e pressionaria a inflação. O título: “Considerado desastroso para o país o 13º mês de salário”.

    Para forçar a aprovação do projeto, sindicatos de trabalhadores organizaram abaixo-assinados, passeatas, piquetes e greves. Representantes viajaram à recém-inaugurada Brasília para tentar convencer deputados, senadores e o ministro do Trabalho. Nos protestos, houve presos.

    O que se deu foi justamente o inverso daquelas previsões pessimistas. O salário extra tem se mostrado altamente benéfico para a economia. Em 2011, pelas estimativas do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), só a segunda parcela do 13º injetou R$ 118 bilhões no mercado — 3% do produto interno bruto (PIB). O estudo não contabilizou o adiantamento.

    Pelas regras atuais, o salário extra precisa cair na conta bancária em duas parcelas. A primeira metade, entre fevereiro e novembro. A segunda, em dezembro, até o dia 20.

    PROJETOS DE LEI

    O Senado estuda projetos que tratam do 13º. Um deles eleva o valor que o patrão deposita na conta do funcionário. A proposta (PLS 685/07) livra o salário extra do desconto do Imposto de Renda e da contribuição previdenciária.

    Em outra direção, dois projetos determinam que os brasileiros que recebem do governo o benefício de prestação continuada (BCP) façam jus a uma 13ª parcela. No valor de um salário mínimo, o BCP é pago aos deficientes e idosos pobres que não podem ser sustentados por si sós nem por suas famílias. Divide-se em 12 parcelas.

    (Fonte: Jornal do Senado)

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

    (21) 2380-6512/6815

    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631304
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações34493
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/criacao-do-13-salario-completa-50-anos/3183849

    Informações relacionadas

    Henrique Tavares, Advogado
    Artigoshá 9 anos

    O 13º salário é realmente um bônus?

    André Kind, Gerente de Recursos Humanos e de Relações do Trabalho
    Artigoshá 7 anos

    O Instituto do Aviso Prévio e sua Projeção Unilateral

    Raul Gil Salvador Ferreira, Advogado
    Notíciashá 4 anos

    Qual a origem do salário mínimo?

    Danielle Bezerra, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Tabela das verbas salariais e indenizatórias trabalhistas antes e após a reforma (Lei 13.467/17)

    Nosso Acervo Jurídico, Juiz de Direito
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Agravo de Petição Trabalhista

    3 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Essa matéria é muito importante porém , devia ser melhor detalhado como é gerado a remuneração 13 salário.
    Mas , a matéria é sensacional. continuar lendo

    O empregado ACHA que o 13º é um salário à mais, pago no final do ano. MENTIRA! Em verdade, o patrão já deduziu 1/12 do custo da mão-de-obra para pagar no final do ano.

    O governo confisca metade do que o patrão paga através dos supostos "direitos" trabalhistas, a outra metade se chama salário.

    Conclusão. Por esse motivo (encargos) a mão-de-obra no Brasil é cara, mas os salários são baixos. continuar lendo

    Em um país onde a educação financeira é inexistente. Mesmo que seja como você descreveu ainda é um mecanismo para garantir que a população tenha uma pequena poupança anual. continuar lendo