Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT/RJ QUITA HONORÁRIOS PERICIAIS EM PROCESSO COM JUSTIÇA GRATUITA

    A Administração do TRT/RJ efetuou, nesta sexta-feira (16/12), o pagamento dos primeiros honorários periciais com recursos provenientes da rubrica “Assistência Judiciária a Pessoas Carentes”, em decorrência da concessão do benefício da justiça gratuita à parte sucumbente no objeto da perícia.

    Em outubro deste ano, o Tribunal editou o Ato nº 88/2011, que previa a destinação de recursos orçamentários para pagamento de honorários de perito, tradutor e intérprete, nos casos em que é a deferida à parte a dispensa do pagamento de honorários periciais. A medida atende à Resolução nº 66/2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, que regulamentou a responsabilidade pelo pagamento e antecipação de honorários dos auxiliares da Justiça e determinou que os Tribunais Regionais destinassem recursos para este fim.

    A responsabilidade da União pelo pagamento de honorários periciais, em caso de concessão do benefício da justiça gratuita, está condicionada ao atendimento simultâneo dos seguintes requisitos:

    fixação judicial de honorários periciais; sucumbência da parte na pretensão objeto da perícia; trânsito em julgado da decisão.

    O pedido para o primeiro pagamento de honorários efetuado pelo TRT/RJ foi oriundo da 4ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias. No processo em questão, com decisão transitada em julgado, os honorários foram arbitrados em mil reais, e a perícia foi necessária para apuração de pedido de adicional de periculosidade.

    A dispensa de pagamento de honorários na Justiça do Trabalho está prevista no artigo 790-B da CLT, segundo o qual “a responsabilidade pelo pagamento dos honorários periciais é da parte sucumbente na pretensão objeto da perícia, salvo se beneficiária de justiça gratuita”. Já os incisos XXXV, LV e LXXIV do artigo da Constituição da República asseguram o princípio constitucional de acesso dos cidadãos ao Poder Judiciário e o dever do Estado de prestar assistência judiciária integral e gratuita às pessoas carentes.

    Clique aqui e leia o Ato nº 88/2011.

    Clique aqui e leia a Resolução nº 66/2010 do CSJT.

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ

    (21) 2380-6512/6815

    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631302
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações44
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-rj-quita-honorarios-periciais-em-processo-com-justica-gratuita/2976247

    Informações relacionadas

    Aline Simonelli Moreira, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    Aposentadoria de professor: como comprovar tempo de efetivo exercício do magistério?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)