Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    CONSELHEIRO NELSON TOMAZ BRAGA CONCEDE ENTREVISTA AO CNJ

    O mandato dos atuais conselheiros do Conselho Nacional de Justiça termina este mês. Sendo assim, o Portal do CNJ aproveitou a oportunidade para entrevistar o desembargador do TRT/RJ e conselheiro Nelson Tomaz Braga, que teve participação atuante em diversos projetos importantes.

    Podemos destacar a atuação do conselheiro no Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde, na instalação da Rede de Integração do Judiciário e em ações da política de comunicação do Judiciário e de mobilização pela conciliação no país.

    Nelson Tomaz Braga foi, inclusive, responsável por conciliação realizada em causas que envolvem servidores e a administração de tribunais.


    O conselheiro Nelson Tomaz Braga durante Sessão que aprovou novas Varas e cargos no TRT/RJ - 5/7/2011 (Foto: CNJ)

    Confira a entrevista:

    Como o senhor avalia sua atuação nos últimos dois anos no CNJ? Que atividades ou projetos o senhor destaca na sua gestão?

    A minha atuação no CNJ neste biênio foi um grande aprendizado. O contato com todos os segmentos do Poder Judiciário de nosso país permitiu-me adquirir uma visão holística da nossa Justiça, constatando, através do relacionamento mantido com os Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais de Justiça, Tribunais Regionais Federais, Conselho Federal e Seções Estaduais da Ordem dos Advogados do Brasil e Associações e Sindicatos de Funcionários, tanto Federais como Estaduais, o grau de comprometimento de todos com a instituição Justiça e como prestigiam os valores republicanos.

    No tocante aos projetos e atividades, penso que não seria justo destacar algum deles como de maior relevância, haja vista que todos os projetos e ações desenvolvidos pelo Conselho Nacional de Justiça têm a sua importância. A criação do CNJ partiu da necessidade de termos um órgão que enxergasse e pensasse a Justiça como um todo, logicamente respeitando as particularidades de cada um dos ramos do Poder Judiciário e as próprias diferenças regionais. Dessa forma, muitas vezes, um determinado programa ou ação pode se revelar de maior relevância num determinado momento ou, mesmo, para o aperfeiçoamento de um determinado ramo do Judiciário sem que, com isso, outros projetos não sejam também prioritários.


    O conselheiro Nelson Tomaz Braga, desembargador do TRT/RJ, recebe homenagem do presidente do CNJ, Cezar Peluso
    (Foto: CNJ)

    O senhor tem alguma sugestão para os novos conselheiros? Qual deverá ser o foco de atuação do CNJ?

    Aos novos conselheiros sugiro que, como vêm fazendo em suas trajetórias, continuem a prestigiar os valores republicanos, lembrando que esses princípios devem prevalecer sobre qualquer interesse pessoal ou político. Por fim, acredito que a atuação do CNJ, daqui para frente, deverá se concentrar na consolidação do seu papel institucional, dando continuidade ao trabalho executado pelas gestões anteriores.

    Questões como, por exemplo, o aprimoramento do planejamento estratégico e sua execução, a padronização de procedimentos e sistemas e a busca por um nivelamento na prestação jurisdicional entre os diversos tribunais e juízos, prioritárias para que tenhamos um Poder Judiciário mais forte e integrado, envolvem um processo de profunda mudança que necessitará, ainda, de algum tempo para atingir sua maturidade. De toda sorte, tenho absoluta confiança que a próxima composição do CNJ irá avançar ainda mais nesse processo, fazendo frente ao desafio de oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional com o padrão de qualidade que dela se exige.

    (Fonte: CNJ)

    Assessoria de Imprensa e Comunicação Social - TRT/RJ
    (21) 3512-7295/7406
    aic@trt1.jus.br

    • Publicações2962
    • Seguidores631277
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações313
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselheiro-nelson-tomaz-braga-concede-entrevista-ao-cnj/2775639

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)